Agendado para ser lançado em 5 de novembro de 2024, o recurso “Origem Verificada”, uma “apelido” para o protocolo “Stir/Shaken”, promete trazer mais segurança para as chamadas de voz no Brasil. A novidade exibirá um ícone de verificação ao lado do número ou nome da empresa que está ligando, confirmando a autenticidade da chamada e ajudando a combater fraudes telefônicas.
Inicialmente, a Samsung se destacou como a primeira fabricante a atualizar seus celulares no Brasil para suportar a funcionalidade, com vários usuários já relatando o funcionamento do recurso em operadoras compatíveis.
Agora, a Apple também parece estar se juntando à iniciativa da Anatel, com indícios de suporte ao Stir/Shaken nos códigos do sistema e até nos ajustes do aplicativo Telefone.
Ainda segundo esses códigos, apenas a Claro, TIM e Vivo parecem ter adicionado suporte até o momento, mas isso poderá mudar até a versão final, que deverá sair em dezembro, conforme noticiado pelo MacMagazine.
No momento, não há confirmações sobre a ativação prática do recurso nos iPhones, mas a implementação no código e aplicativo de Ajustes indica o interesse da Apple em suportar o novo protocolo da Anatel.