Sonoff M5 recebe atualização com melhorias significativas

Um dos principais pontos positivos de adquirir um dispositivo Sonoff é o suporte contínuo às atualizações oferecido pela empresa. Essa prática é rara no mercado, onde muitos dispositivos permanecem na mesma versão desde o lançamento, mesmo quando apresentam problemas.

Durante os testes realizados com o Sonoff M5, identifiquei dois problemas incômodos: desconexões frequentes e uma latência significativa ao executar comandos, o que prejudicava especialmente a funcionalidade dos paralelos virtuais.

A nova atualização, versão 1.1.0, lançada hoje (23/12), promete corrigir os problemas de latência e desconexões.

Nos meus testes, notei uma melhoria significativa na velocidade do interruptor. Agora, a execução dos comandos é quase instantânea, inclusive quando são acionadas diretamente no dispositivo.

Vídeo demonstrativo do Sonoff M5 antes e após a atualização. (Imagem: PontoByte/Vitor Gomes).

Além disso, realizei testes para verificar a estabilidade da conexão, como reiniciar o controlador Matter na tentativa de causar falhas na reconexão. Para minha surpresa, o dispositivo reconectou imediatamente. Apesar de continuar testando o produto, as melhorias são evidentes. Finalmente, posso afirmar que o Sonoff M5 é uma excelente opção de compra.

COMO ATUALIZAR?

Infelizmente, a Sonoff não disponibilizou a nova versão por meio de serviços de terceiros, como o HomeAssistant ou o Apple Home. Assim, a única maneira de instalar a atualização é pelo aplicativo eWeLink, com o dispositivo previamente configurado.

Para atualizar, abra o eWeLink e localize o dispositivo específico. Na tela do dispositivo, aparecerá uma notificação informando sobre a nova versão. Toque na notificação para ser direcionado à tela de atualização, onde poderá iniciar o processo imediatamente.

Aplicativo eWeLink informando sobre atualização disponível para o Sonoff M5. (Imagem: PontoByte/Vitor Gomes).

Vitor Gomes, também conhecido como vctgomes, é bacharel em Engenharia Elétrica pela UniFG (Centro Universitário UniFG). Ele tem 25 anos e vive no interior da Bahia. Graças à sua habilidade em TI, conhecimento em informática e seus hobbies em casa inteligente, decidiu criar o PontoByte.com, onde expõe suas opiniões sobre vários produtos de casa inteligente.