Sonoff M5 Matter: O que deu errado?

Os interruptores inteligentes são o ponto de partida para muitos que desejam iniciar no mundo das casas inteligentes, já que permitem transformar qualquer lâmpada em um dispositivo inteligente. Pensando nisso, a Sonoff se adiantou e lançou sua nova linha de produtos com o novo protocolo universal, o Matter.

Obs.: A linha Sonoff M5 necessita de neutro e é composta por versões de um, dois e três canais. Os dispositivos possuem versões com e sem Matter, ambos com Wi-Fi, portanto, fique atento antes de comprar.

DISPOSITIVO

Espelho do interruptor e seu módulo de relê. (Imagem: PontoByte/Vitor Gomes).

O dispositivo em si me impressionou muito pela qualidade e o cuidado da Sonoff. A parte frontal do dispositivo é composta por botões físicos com um toque muito macio. Cada botão inclui LEDs vermelhos para status (vermelho mais escuro para desligado e vermelho mais brilhante para ligado) e um LED azul que indica a conexão Wi-Fi. O LED azul pode ser desligado, mas o LED vermelho só pode ter sua intensidade controlada.

LEDs de status da conexão (à esquerda) e LEDs de status da lâmpada (à direita). (Imagem: PontoByte/Vitor Gomes).

Infelizmente, devido ao seu material áspero e cor branca, imagino que ele ficará bastante sujo com o tempo de uso, principalmente na área dos botões.

Algo que achei curioso foi a escolha modular do produto. Em vez de expor os circuitos, como outras marcas costumam fazer, a Sonoff cuidou inclusive em esconder tudo um módulos removíveis. O dispositivo, portanto é dividido em um espelho removível, que contem o cérebro do dispositivo e seus botões, e outro módulo que é fixado à parede e fica responsável pelos relês.

Comparação da construção do Sonoff M5 com Matter para um interruptor concorrente. (Imagem: PontoByte/Vitor Gomes).

Funcionar de forma modular não vai mudar muita coisa no dia-a-dia, mas se deparar com esse cuidado para esconder seus componentes, certamente passa uma imagem muito mais profissional e até mais bem desenvolvido.

O M5 tem 120x74x41,5mm, ideal para caixinhas 4×2, e suporta tensões de 100-240Vac. O interruptor é capaz de alimentar lâmpadas de até 10A, porém tal potência é dividida entre todos os canais disponíveis e varia com o modelo. O valor para lâmpadas de LED (com circuitos capacitados) tem valores diferentes e suportam.

Valores de potência máxima para cada versão e tensão. (Imagem: PontoByte/Vitor Gomes).

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO

Um dos pontos positivos em interruptores inteligentes, ao contrário de relés inteligentes, é a facilidade na instalação.

Tudo que você precisará fazer é conectar os fios de retorno da lâmpada, a fase e o neutro – sim, este é um dispositivo que necessita de neutro! Assim que instalá-lo na parede, ligue a energia e o dispositivo deve entrar em modo de pareamento automaticamente. Caso isso não ocorra, basta pressionar o botão 1 do interruptor por 10 segundos até que o LED azul comece a piscar.

Para configurar, é importante atentar a um detalhe: ao contrário dos demais dispositivos Matter, o M5 possui o protocolo Matter e um protocolo proprietário para conexão com o app eWeLink. Essa informação é importante, já que, se você quiser utilizá-lo no aplicativo da Sonoff (importante para controlar os LEDs e o comportamento de retorno da energia elétrica), deve iniciar a conexão obrigatoriamente através do app da fabricante, em vez de um aplicativo como o Apple Home ou Alexa, por exemplo.

Página de erro ao adicionar o eWeLink após adicionar a outra plataforma. (Imagem: PontoByte/Vitor Gomes).

Caso você já tenha o interruptor pareado com alguma plataforma, precisará resetar o dispositivo para iniciar o processo primeiramente através do app eWeLink e, só então, exportá-lo para a sua plataforma preferida.

APLICATIVO eWeLINK

O Matter permite que você utilize qualquer plataforma de casa inteligente que desejar. No entanto, funcionalidades adicionais costumam estar disponíveis exclusivamente através do aplicativo do fabricante, o que também é o caso do Sonoff M5.

O aplicativo eWeLink oferece funcionalidades extras, como a configuração de sub-dispositivos com o eWeLink Remote, desligar o LED azul de informações da rede, ajustar a intensidade do LED vermelho, configurar o estado de inicialização e o inching, que permite transformar o interruptor em um interruptor de pulso.

Funcionalidades extras disponíveis no aplicativo eWeLink. (Imagem: PontoByte/Vitor Gomes).

Uma vez que o dispositivo esteja pareado com o eWeLink, ele é automaticamente exposto para a Alexa e Google Home, se as respectivas integrações estiverem conectadas. Dessa forma, o Matter só se torna necessário para utilização no Apple Home ou caso você deseje usar o controle local.

O aplicativo é capaz de gerar novos códigos QR para pareamento em demais plataformas. (Imagem: PontoByte/Vitor Gomes).

ATRASO ENTRE AÇÕES

Um dos benefícios de se possuir produtos com Matter é a sua baixa latência, algo conseguido graças ao funcionamento completamente local. Infelizmente, a Sonoff não fez seu dever de casa e incluiu um delay considerável entre pressionar o botão e reportar a mudança de estado para o aplicativo. No dia a dia, controlando apenas pelo aplicativo, o delay talvez não gere muito impacto. O problema é quando você decide utilizar o dispositivo como um paralelo virtual ou automação, por exemplo. Como o dispositivo não possui conexões three-way para efetuar o paralelo entre dois interruptores, o paralelo virtual é obrigatório e se deparar com tamanho tempo de resposta é um grande inconveniente.

Vídeo comparativo do Sonoff M5 em relação a um switch da Zemismart, também com Matter. (Vídeo: PontoByte/Vitor Gomes).

Esse empecilho aparentemente é bem comum em produtos da Sonoff e existe até mesmo no relé Sonoff Mini R4M. Segundo relatos, isso ocorre porque a fabricante optou por trabalhar com dois protocolos simultâneos, o que acaba dificultando a vida do chip ESP32 em lidar com duas plataformas juntas.

DESCONEXÕES FREQUENTES

Exemplo do switch desconectado do aplicativo Apple Home. (Imagem: PontoByte/Vitor Gomes).

Um grande problema que tive foram as desconexões frequentes de todas as minhas plataformas de casa inteligente, como o HomeKit, Home Assistant e Hubitat, mesmo com um bom sinal Wi-Fi no local. O dispositivo ficar offline é uma falha grave, uma vez que você perde o principal diferencial de um interruptor inteligente.

Ainda não pude confirmar o que está fazendo o dispositivo ficar offline, mas, em meus testes, isso acontece sempre que há alguma mudança de hub de casa inteligente, como quando desligo a Apple TV e o meu HomePod assume como gateway Matter. A única forma de fazer o dispositivo voltar a responder é forçando-o a reiniciar removendo o espelho e reconectando-a novamente.

Em contato com alguns conhecidos especialistas no assunto, descobri que isso é um problema muito comum que acomete produtos Matter com o chip ESP32, que é o cérebro do Sonoff M5. O defeito talvez ocorra por problemas na versão 1.0 do SDK, que foram corrigidos posteriormente, mas exigem atualizações da fabricante.

VAMOS ATUALIZAR?

A solução de vários problemas do Sonoff M5, aparentemente complexos, é relativamente simples e poderia ser resolvida com algumas atualizações de software. Infelizmente, há relatos de problemas similares no Sonoff Mini R4M (versão Matter), que possui os mesmos componentes do Sonoff M5, e que foi lançado há quase um ano.

LINHA AINDA PEQUENA

Geralmente, é comum que uma casa siga o mesmo padrão de interruptores e tomadas em todos os cômodos, deixando a casa mais homogênea. Todavia, infelizmente, isso é um feito impossível com o Sonoff M5.

Ao contrário da Zemismart, a Sonoff não possui uma linha ampla de dispositivos do mesmo estilo, muito menos produtos para o mercado brasileiro. Isso significa que talvez nunca vejamos interruptores Sonoff M5 para caixinhas 4×4 ou até tomadas no padrão brasileiro, por exemplo.

Comparação da linha Sonoff M5 (à esquerda) e toda a linha da Zemismart (à direita), que inclui tomadas brasileiras e interruptores para caixas 4×4. (Imagens: AliExpress/Divulgação).

VALE A PENA?

As funcionalidades extras, como desligar um LED ou definir o status de retorno, embora pareçam básicas, ainda estão ausentes em vários modelos concorrentes, especialmente em versões Matter. Isso demonstra que a Sonoff teve um cuidado especial no desenvolvimento deste produto.

Todavia, ele não é perfeito. A latência e os atrasos em reportar os eventos de mudança de estado prejudicam a experiência com o dispositivo, principalmente em paralelos virtuais.

O que realmente me decepcionou foi a instabilidade das conexões, algo que eu não consigo perdoar, pois compromete completamente a utilidade do dispositivo. Já reportei o problema para a Sonoff e eles prometeram investigar o ocorrido.

Sendo assim, diria que o M5 é um dispositivo ok. Há espaço para melhorias que poderiam ser conseguidas facilmente por meio de atualizações, mas acho difícil confiar em qualquer empresa sobre isso. Recomendo o Sonoff M5, desde que a pessoa esteja atenta aos seus problemas.

Produto do AliExpress
Imagem do Produto

Interruptor Inteligente SONOFF M5 com Matter

Comprar

Vitor Gomes, também conhecido como vctgomes, é bacharel em Engenharia Elétrica pela UniFG (Centro Universitário UniFG). Ele tem 25 anos e vive no interior da Bahia. Graças à sua habilidade em TI, conhecimento em informática e seus hobbies em casa inteligente, decidiu criar o PontoByte.com, onde expõe suas opiniões sobre vários produtos de casa inteligente.