O que esperar de 2025 para nossas casas inteligentes?

Sem dúvidas, podemos dizer que 2024 foi o ano do Matter. Após dois anos de seu lançamento, finalmente tivemos uma adoção significativa do Matter por parte das fabricantes e das plataformas de casa inteligente. Houve ainda dois lançamentos importantes: o Matter 1.3 e o Matter 1.4, que trouxeram diversas novidades aguardadas, como suporte para robôs aspiradores e medidores de energia elétrica. No entanto, ainda há muito o que esperar para 2025.

Aqara

Após alguns anos com lançamentos pouco expressivos, a Aqara finalmente parece ter despertado e deve iniciar uma migração para o produtos finais Matter e Thread.

Atualmente, a Aqara possui diversos produtos já certificados, incluindo um novo hub, o Aqara M100, que provavelmente substituirá o antigo Aqara E1 no formato de pendrive USB, além de interruptores e lâmpadas inteligentes (com socket E27 e GU10), todos com suporte ao Thread.

Alguns dos produtos Aqara (cuja empresa-mãe é a Lumi United) que já foram certificados pela CSA para funcionar com o Matter. (Imagem: Divulgação/CSA).

O interessante é que, no caso das lâmpadas, há a confirmação de que a Aqara oferecerá suporte tanto ao Thread quanto ao Zigbee. Como os rádios Zigbee e Thread são similares, essa abordagem é possível, embora seja algo inédito na indústria. Estou realmente curioso para testar essa funcionalidade na prática.

A Aqara já divulgou uma imagem de prévia de alguns dos produtos que serão apresentados na CES 2025, onde a empresa deve anunciar diversos dispositivos que já estão certificados na CSA.

Zemismart

A Zemismart é uma empresa determinada a migrar toda a sua linha para o Matter, com um objetivo claro: deixar de depender da Tuya e lançar produtos compatíveis com o Matter por meio de sua nova fornecedora, a Uascent. Para alcançar esse propósito, a Zemismart tem direcionado seus esforços à migração de seus principais produtos para o Matter, embora ainda haja um longo caminho a percorrer.

O que corrobora com essa afirmação é o fato de que, tal como a Aqara, a Zemismart possui uma série de interruptores inteligentes, muitos dos quais já certificados para funcionar com o Matter. É provável que alguns desses dispositivos sejam lançados em 2025.

Sonoff

A Sonoff continua discreta em relação ao Matter, sem apresentar perspectivas claras de evolução nesse segmento, especialmente porque a fabricante ainda não possui um Thread Border Router em sua linha de produtos.

No entanto, há dois dispositivos compatíveis com Matter já homologados na CSA: um relé de contato seco, semelhante ao Sonoff Mini, e um módulo controlador de portão.

Certificações de um módulo de abertura de portão e um Sonoff Mini-D, que poderá ser o novo relé de contato seco (Dry Contact). (Imagem: Divulgação/CSA).

Assim como ocorreu com a Zemismart e a Aqara, é provável que esses produtos certificados sejam lançados em 2025, considerando o tempo decorrido desde sua certificação.

LG ThinQ Mais Forte

A LG era uma empresa discreta no ramo de casa inteligente, mesmo sendo uma gigante no setor de eletrodomésticos, como a Samsung. No entanto, parece que a empresa decidiu reagir e correr atrás do prejuízo.

Para tentar reverter a situação, a LG adquiriu, em 2024, a plataforma aberta de casa inteligente Homey e anunciou uma série de novos dispositivos, incluindo sensores e um assistente de casa inteligente com IA, limitado à Coreia do Sul.

Alguns dos produtos da LG, com foco em casa inteligente, que foram anunciados durante a IFA 2024.(Imagem: Divulgação/Loop Infinito).

Além disso, a empresa ainda certificou, na CSA, um micro-ondas com rádio Thread e uma tela LCD, o que, deverá marcar a entrada da empresa no ramo da automação e IoT.

Certificação Microondas LG junto ao Thread Group, com tela de 27″, com Thread Border Router embutido, podendo funcionar como um hub para o LG ThinQ (supostamente). (Imagem: Divulgação/Thread Group).

Sendo assim, é bastante provável que vejamos muitas boas novidades no aplicativo ThinQ em 2025.

Matter + Câmeras

Câmeras em casas inteligentes sempre foram um desafio, já que, até o momento, nunca existiu um padrão para elas. Poucas câmeras, por exemplo, suportam Alexa, Google Assistant ou HomeKit. Por isso, a comunidade sempre teve grandes expectativas de que o Matter pudesse resolver esse problema, o que não ocorreu até agora.

Felizmente, há indícios no GitHub de que a CSA está trabalhando para adicionar suporte a câmeras em futuras versões do Matter.

Clusters específicos para câmeras surgindo na página oficial do GitHub do Matter (CHIP Project). (Imagens: Divulgação/GitHub, com colaboração de Fabrício Gonçalves).

Magic Cube com mais relés Thread

Recentemente, tive a oportunidade de testar o primeiro relé com suporte ao Thread no mercado, que também já era compatível com o Matter.

Desde então, a Magic Cube, empresa responsável por esse relé, lançou um novo modelo de dois canais para casas inteligentes, também com suporte ao Thread. Além disso, em conversa com um representante da empresa, fui informado sobre a previsão de lançamento de um novo relé de um canal sem neutro. Assim como os outros modelos, esse novo dispositivo deverá contar com o Thread, atuando como um End Device, sem função de repetição.

Novidades no Apple HomeKit

Há muito tempo especula-se sobre o lançamento de um display inteligente da Apple, mas até agora isso não passou de rumores.

Todavia, fontes internas sugerem que a Apple pretende lançar não apenas um display inteligente, mas também uma campainha compatível com o HomeKit e novo HomePod mini, já em 2025.

Isso pode sinalizar uma grande mudança de postura da empresa, que finalmente pode começar a investir mais na sua plataforma de casa inteligente, como aponta o MacMagazine.

Com infromações MacRumors.

E você, está esperando alguma novidade para 2025? O PontoByte deseja um excelente ano novo e boas festas!

Vitor Gomes, também conhecido como vctgomes, é bacharel em Engenharia Elétrica pela UniFG (Centro Universitário UniFG). Ele tem 25 anos e vive no interior da Bahia. Graças à sua habilidade em TI, conhecimento em informática e seus hobbies em casa inteligente, decidiu criar o PontoByte.com, onde expõe suas opiniões sobre vários produtos de casa inteligente.