Home Assistant entra no mercado de assistentes com o Voice

Nos últimos meses, o Home Assistant tem aprimorado significativamente sua compatibilidade com sistemas de Inteligência Artificial, incluindo suporte a famosas LLMs como ChatGPT, LLaMA e outras tecnologias avançadas e eis o motivo: HomeAssistant Voice, o novo alto-falante inteligente da Nabu Casa.

Especificações de hardware divulgadas. (Imagem: Divulgação/Nabu Casa).

O HA Voice não possui hardware robusto, vindo equipado por um ESP32, que roda o mínimo necessário para capturar comandos de voz por meio de dois microfones e reproduzir as respostas por seu próprio alto-falante, processadas pelo Home Assistant.

O produto também conta com um chipset XMOS XU316, responsável por processar o áudio, reduzir ruídos e aprimorar o ganho antes de enviar os dados para serem processados no Home Assistant.

Seu corpo é em plástico translúcido, presente em outros hardwares desenhados pela Nabu, e contem botões personalizáveis e uma especie de dial que poderá ser utilizado para ajustar volume ou executar quaisquer outra função personalizada.

Imagens do HomeAssistant Voice que foram divulgadas (Imagens: Divulgação/Nabu Casa).

O ASSISTENTE É SEU

A Nabu Casa destaca como principal função do dispositivo o seu funcionamento local, desde que você tenha um hardware suficientemente potente para processar os comandos e executar ações, como máquinas com NPUs ou GPUs dedicadas.

Com o lema de uma AI local, que nunca deixa sua casa, ou Cloud, para hardwares não compatíveis. (Imagem: Divulgação/Nabu Casa).

Caso não possua um hardware capaz, ainda é possível usar o dispositivo via nuvem, por meio dos serviços do Home Assistant Cloud, para processar e retornar os comandos.

O maior diferencial, no entanto, é permitir que você escolha suas inteligências artificiais preferidas, como o ChatGPT da OpenAI, e realize ações localmente ou na nuvem de forma mais natural que os concorrentes do mercado.

Alguma das AIs ditas como compatíveis: Google Gemini, ChatGPT da OpenAI, Anthropic e Lhama, da Meta. (Imagem: Divulgação/Nabu Casa).

CÓDIGO ABERTO E PRIVACIDADE

Outro ponto destacado pela Nabu Casa com o Home Assistant Voice é a ênfase em privacidade. O dispositivo conta com software de código aberto, permitindo que qualquer membro da comunidade revise e verifique sua real segurança.

Para reforçar a privacidade, o HA Voice grava áudios apenas a palavras de ativação, como “Nabu”, “Jarvis” e “Mycroft”, serem ditas. É um comportamento igual ao que temos com outros assistentes do mercado.

Tal como outros assistentes, o dispositivo também conta com um interruptor para mutá-lo, caso o usuário sinta necessidade, garantindo maior controle e privacidade quando não quiser que o microfone fique ativo.

SUBSTITUIRÁ ALEXA E GOOGLE HOME?

A Nabu Casa afirma que, no futuro, o HA Voice poderá substituir as assistentes atuais. Contudo, no momento, ele está disponível apenas em uma versão preview, direcionada a testadores, com funcionalidades limitadas. Por exemplo, ele ainda não é capaz de reproduzir músicas ou configurar temporizadores.

DISPONÍVEL PARA COMPRA

O dispositivo já está disponível para venda, embora ainda em versão preview, pelo preço de $59,00. No entanto, está limitado a mercados selecionados, e o público brasileiro, infelizmente, só pode adquiri-lo por meio de importação.

Fonte: Nabu Casa.

Vitor Gomes, também conhecido como vctgomes, é bacharel em Engenharia Elétrica pela UniFG (Centro Universitário UniFG). Ele tem 25 anos e vive no interior da Bahia. Graças à sua habilidade em TI, conhecimento em informática e seus hobbies em casa inteligente, decidiu criar o PontoByte.com, onde expõe suas opiniões sobre vários produtos de casa inteligente.