Há alguns meses, a Vivo surpreendeu a todos ao trazer uma função bastante aguardada: a possibilidade de obter o eSIM diretamente pelo aplicativo, sem a necessidade de se deslocar até uma loja da operadora ou conversar com atendentes para efetuar o procedimento.
No entanto, nos primeiros meses após o lançamento, a funcionalidade estava restrita a um número pequeno de usuários Pós-pago, sendo posteriormente liberada para clientes Controle. Finalmente, segundo relatos, a Vivo está disponibilizando a opção para clientes de planos Pré-pago. Apenas os clientes Vivo Easy ainda precisarão esperar um pouco mais para aproveitar essa vantagem.
Pré-requisitos
Para realizar a conversão ou ativação de um eSIM através do aplicativo Vivo, você precisará se certificar dos seguintes pontos:
- Ser o titular da linha;
- App Vivo Instalado: Certifique-se de ter o aplicativo Vivo instalado no seu dispositivo móvel. Você pode baixá-lo na loja de aplicativos do seu smartphone;
- Documento de Identidade ou CNH: Tenha em mãos um documento de identidade. Este poderá ser necessário para a confirmação da sua identidade durante o processo de troca de chip;
- Estar conectado a uma rede Wi-Fi.
Iniciando a conversão ou ativação
Para iniciar o processo de ativação e transferência é bem simples: Abra o app Vivo e, na barra de navegação, toque em Meu Plano. Logo abaixo da sua franquia, existe um carrossel de opções disponíveis do app e deverá existir a opção eSIM.
Quando o seu aplicativo já estiver atualizado para o novo design “branco”, o processo será um pouco diferente, porém igualmente descomplicado. Basta acessar a aba Assinaturas (com o ícone do boneco Vivo) e, logo acima das suas franquias de internet, você encontrará um botão para eSIM.
Se a opção não estiver aparecendo no seu aplicativo, não se desespere. Utilizando nosso link, é possível ter acesso imediato e direto à página de conversão para eSIM.
Caso a linha esteja apta a realizar a migração, ainda na tela de eSIM, escolha a linha desejada para efetuar a migração (caso você tenha mais de uma linha Pré, Controle e Pós – exceto Easy).
Ativar ou Transferir?
Logo após a seleção correta da linha (se for o seu caso), será possível encontrar uma opção para Ativar ou Transferir. Ambas as opções permitem que você faça o download do chip, mas o comportamento é ligeiramente diferente. A opção Transferir está disponível apenas para clientes que já realizaram a conversão para o eSIM anteriormente, enquanto a opção Ativar está disponível para clientes que ainda utilizam o SIM card.
- Ativando pela primeira vez
Caso a opção exibida para você seja Ativar, basta tocar nela e será exibida uma tela com alguns pequenos requisitos, como a recomendação de se conectar a uma rede Wi-Fi ou ter 50% de bateria.
- Transferindo o eSIM novamente
Se a opção exibida for Transferir, você pode simplesmente tocar em “Transferir”, e será perguntado se deseja refazer a transferência para o aparelho que está utilizando no momento ou para outro telefone.
Como a transferência ocorre totalmente dentro do aplicativo Vivo, só será possível realizar a troca de eSIM no telefone onde o app está sendo instalado e executado.
Confirmação biométrica
Após a confirmação de que você deseja ativar ou transferir o eSIM, a Vivo irá realizar a confirmação biométrica do titular da linha, capturando uma foto do rosto. Nesse momento, talvez seja solicitada a foto da identidade do usuário.
A confirmação leva apenas alguns minutos e é extremamente simples, bastando seguir as orientações na tela, como manter o rosto centralizado ou aproximar o telefone.
Inserindo informações do novo SIM Card
Neste momento, o aplicativo informará que o eSIM está pronto, bastando continuar, em seguida tocar em Ativar no dispositivo e Permitir a ativação do novo eSIM no seu telefone. Por ser um passo-a-passo importante, é vital que você não interrompa o procedimento; caso contrário, será necessário reiniciar todo o processo.
Em seguida, o iOS ou Android assumirão o procedimento. Basta tocar em Ativar e aguardar o processo finalizar. Será exibida a mensagem de configuração concluída.
Finalizando…
Se tudo ocorreu corretamente e você possuir mais de uma linha no iOS, talvez seja necessário selecionar as linhas padrões para ligações, mensagens/iMessages e internet móvel. Esse passo é pessoal e só aparecerá caso você já tenha uma linha no iPhone ativada previamente, o que fará o telefone operar em modo dual-SIM.
Pronto!
Nesse passo, o iOS te encaminhará novamente para o app Vivo, o que significa que a ativação ocorreu corretamente.
Mas e para voltar ao SIM físico? 🤔
Felizmente, a Vivo já está trabalhando para tornar a operação reversa possível, necessitando apenas de um SIM card sem cadastro, que você poderá encontrar em farmácias, mercados, bancas de jornal etc.
Nesse caso, você poderá seguir o nosso tutorial para efetuar o processo de transferência ou troca de chip conforme descrito em nosso tutorial: Conversão De ESIM Em Chip Físico Chega Ao App Vivo. Veja Como Fazer.