A Vivo foi pioneira ao oferecer a capacidade de converter chips físicos para eSIM por meio do aplicativo. Agora, a empresa está trabalhando para reproduzir o mesmo feito para a ação inversa: regressar ao cartão SIM ou apenas substituí-lo sem sair de casa.
A possibilidade de retornar para o chip físico era uma função muito solicitada pelos usuários, que, porventura, precisem voltar a usar um telefone sem suporte ao eSIM, ou apenas substituir o SIM por perda ou troca de tecnologia.
A funcionalidade “Trocar chip” aparenta estar em fase de testes e disponível para alguns usuários no aplicativo Vivo, mas os leitores do PontoBYTE.com possuem, com exclusividade, um atalho para cortar a lista de espera da Vivo e efetuar o processo de troca de chip imediatamente! Veja mais no tutorial abaixo.
Pré-requisitos
Para realizar a troca de chip através do aplicativo Vivo, você precisará dos seguintes itens:
- Ser o titular da linha;
- App Vivo Instalado: Certifique-se de ter o aplicativo Vivo instalado no seu dispositivo móvel. Você pode baixá-lo na loja de aplicativos do seu smartphone;
- Chip Físico Sem Cadastro: Adquira um chip físico sem cadastro. Você pode encontrá-lo em diversos estabelecimentos, como mercados, farmácias, bancas de jornais, entre outros;
- Documento de Identidade ou CNH: Tenha em mãos um documento de identidade. Este poderá ser necessário para a confirmação da sua identidade durante o processo de troca de chip;
Embora a empresa não tenha divulgado oficialmente, a troca de chip parece estar disponível para todos os planos oferecidos pela Vivo.
Lembre-se: Não insira o novo SIM card até que o processo de troca esteja finalizado e a linha devidamente migrada, caso contrário, será atribuído um número de telefone para o novo SIM card e não será possível continuar.
Iniciando a troca de chip
Para iniciar o processo de troca de chip é bem simples: Abra o app Vivo e, na barra de navegação, toque em Meu Plano. Logo abaixo da sua franquia, existe um carrossel de opções disponíveis do app e deverá existir a opção Trocar chip.
O processo é similar para quem já está utilizando o novo aplicativo com design branco, mas ao invés da guia Meu Plano, existirá a guia Assinaturas. A opção Trocar Chip deve ser exibida logo acima da sua franquia de internet, também no carrossel de opções.
Caso não encontre a opção, pode ser que você não esteja dentro do grupo inicial de testes, mas é possível contornar isso utilizando nosso link que direciona diretamente à página oculta do aplicativo Vivo.
A página inicial da Troca de Chip fornece algumas rápidas instruções dos recursos necessários, incluindo a necessidade de uma rede Wi-Fi, para garantir que a conexão não caia durante a troca.
Confirmação biométrica
Para garantir sua segurança, a Vivo precisará realizar a confirmação biométrica do titular da linha, capturando uma foto do rosto. Nesse momento, talvez solicitada a foto da identidade do usuário.
A confirmação leva apenas alguns minutos e é extremamente simples, bastando seguir as orientações na tela, como manter o rosto centralizado ou aproximar o telefone.
Inserindo informações do novo SIM Card
Neste momento, ainda sem inserir o novo SIM card no telefone, remova o cartão plástico da embalagem e digite o ICCID, composto por 20 números que estão no verso do cartão, logo abaixo do código de barras.
Assim que todo código for digitado, o aplicativo fará uma verificação e prosseguirá automaticamente caso o ICCID estiver correto.
Selecionando a linha
Logo após confirmar as informações do SIM Card, o aplicativo te migrará para uma tela com todas as suas linhas de telefone registradas no CPF e aptas para realizar a troca de chip. Quando selecionar a linha correta, será exibida uma página para confirmar as informações, como a linha a ser migrada e o código de barras do cartão SIM. Revise tudo cuidadosamente.
Importante notar que, em meus testes, foi possível migrar até mesmo um plano Vivo Easy, que costuma ter uma certa incompatibilidade com os serviços da Vivo.
Concluindo
Se tudo ocorreu bem, você verá uma tela confirmando a troca do chip e o tempo de ativação.
Embora não seja descrito, eu recomendaria aguardar até a finalização do processo e o real cancelamento do SIM card antigo (caso você ainda o tenha), antes de inserir o SIM card novo, para evitar que seja aprovisionado uma nova linha de telefone.