Durante a SDC23, realizada em 2023, a Aqara anunciou no palco da Samsung que seus dispositivos, incluindo seu mais avançado sensor, Aqara FP2, teriam suporte ao ecossistema SmartThings. Depois de muitos adiamentos, esse suporte finalmente foi lançado ao final de 2024.
O anúncio oficial foi feito pelas contas da Aqara no Twitter/X e Instagram, confirmando a compatibilidade total com a plataforma da Samsung. A integração com a plataforma da sul-coreana cobre tanto o modelo global quanto o modelo chinês do Aqara FP2 (este último é o que eu utilizo) e exige um hub SmartThings conectado à mesma rede Wi-Fi que o sensor de presença.
Para garantir que plataforma e dispositivo se entendam, é necessário estar nas últimas versões de software, sendo a 1.2.8_0006.0086 para o sensor e 54.14 para o hub.
Nos meus testes, todas as funções, incluindo automações, foram realizadas localmente no hub Samsung SmartThings. Essa característica é excelente para quem busca reduzir a latência e melhorar a confiabilidade nas automações.