Após o lançamento do iOS 17, a Apple introduziu uma excelente funcionalidade chamada StandBy, que mantém o iPhone com a tela sempre ativa (em modelos compatíveis), exibindo informações úteis e, o que é mais interessante, os comandos do HomeKit.
Claramente, o StandBy foi projetado para ser usado em conjunto com os carregadores MagSafe do tipo stand, que mantêm o iPhone na posição vertical durante o carregamento. Isso, aliado à ausência de soluções do HomeKit com display, me levou a investir em um carregador MagSafe da Baseus 2 em 1.
O carregador Baseus promete recarregar dispositivos Apple a 15W e também oferece um carregamento Qi adicional de 5W, ideal para fones de ouvido. Além disso, inclui um conector USB-C de 5W que pode ser usado para conectar uma base para Apple Watch (vendida separadamente).
Para tudo isso funcionar, a Baseus exige um adaptador de parede que suporte USB-PD e ofereça 30W de potência no mínimo. É possível já incluir o plugue no padrão Europeu/Brasileiro no kit pagando um pequeno valor a mais no momento da compra.
DESIGN
O dispositivo impressiona pela qualidade de construção. É um cubo de plástico, mas com excelente qualidade. Na parte superior (onde ocorre o carregamento MagSafe), o material escolhido é emborrachado, excelente para evitar arranhões na traseira de vidro do iPhone e também para proporcionar melhor aderência, apesar de estar fortemente preso por imãs.
Pressionando a parte inferior do dispositivo, surge a parte interessante: um cabo USB-C retrátil que pode se expandir até 30cm. É uma solução bastante elegante, porém não tão prática, considerando a possibilidade de baixa durabilidade caso o cabo se danifique, além de ser curto demais para conectar o dispositivo a uma tomada atrás de um móvel.
Na parte superior, encontra-se o carregador MagSafe/Qi, ajustável em um ângulo de até 60º. É um ângulo suficiente para manter a tela do iPhone bem visível na cama ou em seu ambiente.
Logo abaixo do carregador MagSafe/Qi, há o carregador wireless destinado aos AirPods, simples, porém com um detalhe a ser observado: é necessário alinhar corretamente os AirPods para garantir o carregamento, pois os LEDs de status ficam atrás do carregador (posição inconveniente), dificultando a visualização do status de carregamento sem olhar diretamente para o dispositivo.
FUNCIONALIDADES
Atenção: após contato com a Baseus, foi concluído que a minha unidade utilizada nos testes apresentava problemas. Novos testes foram realizados e a nova unidade ultrapassa o limite da Apple de 7,5W.
O carregador funciona, mas dificilmente atingirá 15W. A incapacidade de atingir o máximo da potência pode ocorrer por vários motivos, tais como a temperatura, que costuma ser bastante elevada nesses modelos de carregamento QI ou até mesmo por limitações técnicas do carregador.
Todavia, nos meus testes, de fato, o carregamento ultrapassou o limite de 7,5W imposto pela Apple para aparelhos que não são homologados MagSafe. Isso seria um indício de que se trata de um acessório autorizado pela Apple para funcionar com o MagSafe e, caso estivesse em condições favoráveis, pode ser que atinja os 15W prometidos.
Além disso, você poderá conferir a autenticidade do carregador indo nas informações disponíveis nas configurações do telefone (Ajustes > Geral > Sobre). Nessa tela do aplicativo, caso se trate de um acessório confiável aos olhos da Apple, será possível observar uma nova opção que, no meu modelo de carregador, é chamada de Turbo+ 4-in-1 MagSafe Wireless Charger.
Ao tocar na opção Turbo+ 4-in-1 MagSafe Wireless Charger, é possível checar mais informações, inclusive o modelo do carregador. O mais curioso é que, ao buscar no Google, o modelo não corresponde ao descrito pela Baseus. É como se informasse ao telefone que se trata de um modelo diferente.
Informações repassadas sobre o carregador disponível no app Ajustes.(Imagem: PontoByte/Vitor). | Foto do modelo do carregador conforme disponibilizado (Imagem:PontoByte/Vitor). |
De qualquer forma, mesmo utilizando um sistema de homologação com dados técnicos distintos da realidade, ele cumpre o que promete: superar os limites de 7,5W impostos pela Apple.
O dispositivo contém uma porta USB-C onde poderia facilmente ter um extensor para carregamento do Apple Watch embutido, como alguns modelos possuem. Felizmente, a Baseus inclui uma porta USB-C de 5W na lateral que pode ser utilizada para conectar um carregador externo para o Apple Watch de sua preferência.
Infelizmente, mesmo divulgado pela Baseus, o carregador para Apple Watch utilizado nas imagens da empresa não está à venda e não há previsão para tal. No entanto, nem tudo está perdido, é possível comprar produtos similares e homologados no mercado.
VALE A PENA?
O carregamento Qi é bastante ineficiente quando comparado ao carregamento por cabo. Devido à sua incapacidade de fornecer uma boa eficiência, parte da energia é perdida na forma de calor, o que contribui para o desgaste mais acelerado da bateria e para que o sistema reduza a potência de carregamento a fim de evitar elevar ainda mais a temperatura.
Dessa forma, utilizar este carregador no dia a dia pode ser uma tarefa complicada, principalmente em momentos em que você costumaria deixar o telefone conectado apenas por alguns minutos. A situação, no entanto, muda caso deseje utilizá-lo durante a noite e tenha disposição para manter o telefone carregando por longos períodos.
Foi, de fato, uma compra interessante e acredito que, pelo preço cobrado, acabe valendo a pena, uma vez que dificilmente você encontrará modelos similares que ofereçam carregamento de 15W no iPhone. No entanto, tenha em mente que ainda assim é um carregamento extremamente lento e provavelmente será utilizado em momentos específicos.