Do que preciso para utilizar o Matter?

O Matter é o novo protocolo para casas inteligentes, projetado com foco em privacidade e segurança. Para alcançar esses objetivos, ele se baseou no funcionamento do Apple HomeKit, que opera de forma completamente local (em teoria).

Por padrão, dispositivos compatíveis com o Matter não se conectam diretamente à internet, ao contrário da maioria dos dispositivos Wi-Fi tradicionais. Para manter os dispositivos online, o novo protocolo de casa inteligente utiliza um hub chamado Matter Controller, responsável por conectar os dispositivos à internet. Essa conexão é restrita à plataforma à qual o dispositivo está vinculado.

Se você deseja integrar dispositivos em múltiplas plataformas, como Google Home e Alexa, precisará de hubs compatíveis para cada uma delas. No entanto, existem opções, como os hubs Samsung SmartThings e Zemismart M1, que podem integrar dispositivos a diversas plataformas simultaneamente.

Como o Matter depende exclusivamente de IPv6, será necessário que sua rede o suporte. Isso pode ser feito através de um endereço IPv6 fornecido pelo seu provedor de internet ou por um endereço local gerado pelo próprio roteador(aqueles que começam com “F”). Alguns hubs são capazes de gerar endereços IPv6 locais automaticamente, caso não detectem um na rede.

Na página de Wi-Fi do seu dispositivo (No iOS, Ajustes > Wi-Fi > Rede Conectada) é possível verificar se há a presença de IPv6 na rede, geralmente indicado por um conjunto de letras e números começando com F ou 2804. (Imagem: Reddit).

Os Matter Controllers variam desde alto-falantes inteligentes até hubs proprietários. A escolha do dispositivo dependerá da plataforma que você prefere usar. Alguns modelos ainda incluem suporte ao protocolo Thread, útil para sensores e dispositivos como o relé inteligente WS01 da Magic Cube.

AMAZON ALEXA

A Amazon utiliza seus alto-falantes Echo como Matter Controllers, integrando os dispositivos da rede local à nuvem da Amazon e permitindo o uso em automações.

Modelos Compatíveis com MatterPossuem rádio Thread
Echo de 2ª gen. ou mais recentesSim, mas apenas 4ª gen.
Echo Dot 2ª gen.ou mais recentes
Echo Dot c/ Relógio 2ª gen. ou mais recentes)
Echo Flex
Echo HubSim.
Echo Input
Echo Plus 2ª gen. ou mais recentesSim, mas apenas 2ª gen.
Echo Pop
Echo Show 21Sim
Echo Show 15 Sim, mas apenas 2ª gen.
Echo Show 10 3ª gen. ou mais recentesSim, mas apenas 3ª gen.
Echo Show 8
Echo Show 5
Echo Spot 
Echo Studio Sim.

No entanto, a lista de dispositivos Matter compatíveis com a Alexa ainda é limitada. Para se manter atualizado sobre os dispositivos que funcionam com a Alexa, acompanhe o PontoByte.

Além das caixas Echo, alguns roteadores da linha Eero (uma subsidiária da Amazon) também são compatíveis e podem atuar como hubs. Infelizmente, esses roteadores ainda não são vendidos no Brasil.

GOOGLE HOME

Assim como a Alexa, o Google Home utiliza seus alto-falantes inteligentes como Matter Controllers, funcionando como uma ponte para integrar dispositivos ao aplicativo Google Home.

Compatíveis com MatterPossuem rádio Thread
Google Home
Google Home Mini
Nest Mini
Nest Audio
Nest Hub Sim, mas apenas 2ª gen.
Nest Hub Max
Google TV Streamer

A linha de roteadores do Google também inclui suporte ao Matter, mas apenas o Nest Wifi Pro (Wi-Fi 6E) é compatível e atua como Matter Controller, além de funcionar como um Thread Border Router.

APPLE HOME

Embora seja menos utilizado no Brasil, o Apple Home oferece suporte ao Matter. No entanto, a lista de dispositivos compatíveis é limitada a HomePods e Apple TVs.

Compatíveis com MatterPossuem rádio Thread
HomePodSim, mas apenas 2ª gen.
HomePod miniSim
Apple TV 4KSim. Apenas 2ª gen (A2169) e 3ª gen COM Ethernet (A2843)

Todos dispositivos HomeKit e Matter atuam de forma locais e seus hubs também centralizam as automações, executando-as localmente para maior confiabilidade e menor latência.

SAMSUNG SMARTTHINGS

A Samsung não possui alto-falantes inteligentes compatíveis com o Matter, mas oferece hubs dedicados para essa função. Além disso, o suporte ao Matter foi incorporado em algumas TVs da marca e até em carregadores sem fio.

Compatíveis com MatterPossuem rádio Thread
SmartThings Hub v2 (2015)
SmartThings Hub v3 (2018)Sim.
SmartThings Station c/ carregador QiSim.
Samsung TVs de 2022 ou mais novasNecessita do dongle vendido separadamente.
SoundBar Series QSim.
Monitores M80C

Uma vez que o dispositivo está conectado ao Samsung SmartThings, é possível exportá-los ao Google Home ou Alexa por meio da skill e interação SmartThings em suas respectivas plataformas via Internet. Sendo assim, o SmartThings, que tem uma excelente compatibilidade e já tem suporte ao Matter 1.3, se torna uma excelente opção integradora.

Os hubs da Samsung também podem executar automações localmente, dependendo do tipo de dispositivo conectado, proporcionando mais flexibilidade ao sistema.

É importante salientar que, embora algumas TVs da Samsung sejam comercializadas como compatíveis com o Matter, esse suporte está limitado à função de Matter Controller, ou seja, elas podem importar dispositivos para o SmartThings. No entanto, ainda não existem modelos de TVs da Samsung que atuem como dispositivos Matter integrados a plataformas de terceiros.

HUB ZEMISMART M1

O hub Zemismart M1, tal como o Samsung SmartThings, pode ser uma excelente opção para exportar dispositivos para múltiplos sistemas simultaneamente utilizando a skill/integração SmartLife, burlando, inclusive, limitações de suporte da Amazon, por exemplo.

O hub ainda conta com rádio Thread embutido, podendo ser utilizado para conectar sensores e similares.

Vitor Gomes, também conhecido como vctgomes, é bacharel em Engenharia Elétrica pela UniFG (Centro Universitário UniFG). Ele tem 25 anos e vive no interior da Bahia. Graças à sua habilidade em TI, conhecimento em informática e seus hobbies em casa inteligente, decidiu criar o PontoByte.com, onde expõe suas opiniões sobre vários produtos de casa inteligente.