Uma das fabricantes mais empenhadas com o Matter, sem dúvidas, é a Zemismart. A empresa chinesa já dispõe de produtos variados, desde motores de cortina e persiana até uma linha de interruptores e relês com o novo protocolo de casa inteligente universal.
A Zemismart não apenas está preocupada em trazer produtos com o Matter, mas também em oferecer variações do mesmo dispositivo. Assim, você poderá escolher o melhor interruptor conforme o seu gosto ou necessidades. Isso é excelente para interruptores, por exemplo.
Por ora, apenas versões Matter over Wi-Fi com neutro estão disponíveis. Torço para variações sem neutro ou com Thread, embora ainda não tenha notícias sobre isso.
DISPOSITIVOS
INTERRUPTOR DE TECLAS LARGAS
O interruptor de teclas largas da Zemismart tem um design inteiramente em plástico, com botões no estilo de mouse e LEDs azuis bastante sutis para indicar que a luz está desligada, o que te ajuda a localizar o dispositivo no escuro.
A construção não é das melhores. Basta remover o espelho do switch que você encontrará todos os circuitos expostos. Isso é realmente péssimo para áreas abertas ou que tenham umidade, como um banheiro ou o exterior da sua casa.
Um detalhe negativo é que, embora o interruptor tenha teclas que vão de canto a canto do dispositivo, apenas a área contrária ao LED é realmente pressionável. É comum que visitas se percam ou até tentem, instintivamente, pressionar no local do LED para ligar a luz, algo que não funcionará.
Segundo as informações da Zemismart, o interruptor (ZM606-2) é capaz de alimentar até 16A de corrente e lâmpadas incandescentes de até 700W por canal ou LEDs de até 300W por canal.
O valor de potência máxima é diferente para cada tipo de lâmpada devido as diferentes capacidades dos relês internos e eletrônica do dispositivo em lidar com capacitância de lâmpadas de LED e indutância de lâmpadas incandescentes.
INTERRUPTOR TOUCH
O interruptor touch da Zemismart, sem dúvidas, é bastante elegante e passa uma sensação grande de sofisticação, principalmente por conta de seu espelho feito inteiramente em vidro, bordas de metal e suaves relevos que complementam o design e te ajudam a localizar o botão mais facilmente.
A construção, assim como no modelo de teclas largas, não é tão boa e o circuito ficará exposto ao remover o espelho. Todavia, esse modelo, por ser inteiramente feito em vidro, parece ser mais “vedado” que o modelo de teclas largas, que possui diversos furos e recortes.
O dispositivo ainda contém LEDs azuis, que indicam que a luz está ligada, e LEDs brancos, que ficam acesos sempre para te ajudar a localizar os botões no escuro. As luzinhas ajudam a completar o design com cara tech, porém os LEDs não podem ser desligados e, quando instalado em um quarto escuro, poderão ser bastante incômodos.
O relevo no vidro no local onde ficam os botões também é um incremento útil. Quando você entra em um ambiente, instintivamente leva a mão ao switch para ligar a luz e, em interruptores touch tradicionais, você não há feedback tátil de onde tocar. Isso é resolvido nessa versão graças a curvatura de seus botões.
O modelo em questão (ZM202-2) suporta lâmpadas de até 600W por canal, mas não há informações adicionais, como o tipo de lâmpada máxima suportada, o que me leva a crer que essa potência seja para lâmpadas incandescentes.
Lâmpadas de LED ou fluorescentes são dispositivos de cargas capacitavas e interferem no funcionamento em circuitos eletrônicos, como um interruptores inteligentes. Devido a isso, empresas fornecem valores diferentes valores para cada tipo de lâmpada, o que não aconteceu nesse caso. Estarei entrando em contato com a Zemismart para tentar obter tais detalhes.
CONFIGURAÇÃO
Por serem interruptores inteligentes, a instalação é bastante simplificada, bastando apenas conectar os cabos de fase, retorno para a lâmpada e neutro – sim, esse é um produto que necessita de neutro. Em seguida, ligue a energia elétrica e o interruptor deverá entrar automaticamente em processo de pareamento. Se isso não acontecer, basta pressionar e segurar o primeiro botão até que os LEDs pisquem.
Diferentemente do Sonoff M5, ambos switchs da Zemismart são exclusivamente Matter, o que te obriga a possuir pelo menos um hub Matter de cada plataforma desejada. O hub poderá um HomePod da Apple, um Google Nest, um hub próprio da Zemismart M1 etc. Saiba mais sobre o funcionamento do Matter em nosso artigo sobre o Matter e Thread.
O paramento na primeira plataforma ocorre por meio do QR Code disponível no fundo do dispositivo ou na caixinha do produto e é interessante tirar uma foto ou guardar o código para posterior configuração. Para conexão em demais plataformas, basta gerar um novo código na plataforma que está utilizando inicialmente.
MATTER EXCELENTE!
Um dos problemas que eu, e muitos usuários do novo protocolo Matter, enfrentamos é a instabilidade dos dispositivos, como o que aconteceu com o meu antigo Sonoff M5. Isso se dá, principalmente, por bugs no software ou uma CPU fraca e incapaz de lidar com múltiplas plataformas simultaneamente.
Felizmente, ambos os interruptores da Zemismart me impressionaram positivamente. Mesmo após um mês de uso, não notei nenhuma interrupção no funcionamento. Fiz diversos testes, como desconectar o hub principal (forçando outro hub a assumir o dispositivo) e até trocar o roteador Wi-Fi, mas nada foi capaz de manter o dispositivo offline.
Em meus testes, consegui conectar o dispositivo perfeitamente no Apple Home, Hubitat, Home Assistant, Samsung SmartThings, mas não na Alexa. O dispositivo é identificado como um interruptor, restando a você trocar para lâmpada (na respectiva plataforma) ou não.
A falta de conexão na Alexa ocorre por limitações técnicas da própria Amazon e não do produto ou da Zemismart. Contudo, ainda é possível utilizar na Alexa por meio da skill da Tuya/SmartLife, mas você necessitará de um hub, como o Zemismart M1, que irá intermediar o acesso do interruptor à internet, visto que dispositivos Matter não devem se conectar à internet diretamente.
AJUSTES INEXISTENTES
Muitas fabricantes costumam oferecer funcionalidades adicionais quando se pareia o dispositivo à sua própria plataforma de casa inteligente que, no caso da Zemismart, é o SmartLife ou app Tuya. Todavia, esse não parece ser exatamente o caso caso.
Entrando nas configurações do dispositivo no app da SmartLife, você até encontrará opções como o Restart Status, para selecionar como o interruptor deve voltar em caso de queda de energia, ou desligar o LED indicador, porém, nada disso funciona! Por mais que você edite qualquer configuração aqui, isso não alterará as funcionalidades no dispositivo.
No interruptor de teclas largas, isso não foi um grande problema, uma vez que os LEDs são extremamente discretos. O problema acontece mesmo no interruptor touch que tem LEDs com um brilho alto e que, com certeza, vão te atrapalhar em um quarto escuro.
PERFEITO PARA PARALELOS VIRTUAIS
Assim como qualquer dispositivo inteligente, você deverá notar algum atraso a mais para realizar ações. Felizmente, a Zemismart fez um ótimo trabalho e você praticamente não notará atrasos, ou pelo menos nenhum atraso que possa incomodar no dia a dia.
Ambos os interruptores da Zemismart usam o UAM026, da Uascent. Esse não é um chip tão poderoso quanto o ESP32 do Sonoff M5, mas com certeza a Zemismart fez um ótimo trabalho em tornar tudo estável e funcional e desempenho não é o problema aqui.
Isso demonstra que, mesmo com um chip mais poderoso, a experiência ainda pode ser comprometida se você não dispor de um bom software.
LINHA DE DESIGN VASTA
Um ponto positivo da linha de teclas largas da Zemismart é a sua vasta gama de dispositivos, principalmente para o mercado brasileiro, como tomadas no nosso padrão ou até interruptores 4×4 para nossas caixinhas. Muitos dispositivos têm versões Zigbee ou Wi-Fi (usando a plataforma Tuya, tome cuidado).
Isso é um ponto bastante positivo, já que garante que você terá uma uniformidade na sua casa, contando sempre com interruptores de padrões iguais, algo que dificilmente estará disponível em outras marcas, como a Sonoff.
Infelizmente, isso só se aplica ao interruptor de teclas largas. A variação touch não dispõe de uma linha vasta, pelo menos até o presente momento.
VALE A PENA?
Gostei bastante dos novos switches da Zemismart, principalmente da linha de teclas largas, que me garante uma vasta gama de produtos de design idêntico, ajudando a completar o design da casa. O suporte a tomadas brasileiras e caixinhas 4×4 é um diferencial grande que nem fabricantes nacionais oferecem.
Quando instalado, o interruptor touch me passa uma sensação de sofisticação, mas a cor preta demanda um certo cuidado com a decoração. O que me deixou incomodado foi a impossibilidade de desligar os LEDs que apresentam um brilho bastante elevado. Realmente é algo que vai te incomodar bastante.
Já com a linha de teclas largas, infelizmente tenho críticas quanto ao acabamento. Após instalar o interruptor na parede, você não verá o circuito diretamente, mas sabe que todo o “cérebro do dispositivo” está bastante exposto a qualquer intempérie devido às suas grandes frestas. Além disso, seria mais fácil e intuitivo se o produto fosse inteiramente clicável, ao invés de apenas um dos lados.
Por fim, são dispositivos bons, mas que deixam espaço para aprimoramentos de coisas simples, como um aplicativo de ajustes. Sem dúvidas, a impressão é que são dispositivos que cuidaram apenas do básico, sem nenhuma firula ou desenvolvimento adicional.
Caso você deseje iniciar sua casa inteligente já no padrão Matter, eu recomendaria o dispositivo pelo simples fato de funcionar bem e não apresentar travamentos ou desconexões, como ocorreu em outros dispositivos que pude testar.